Cirurgia de miopia é eficaz?
Cirurgia de miopia é eficaz?
A cirurgia de miopia se popularizou nos últimos anos, possibilitando a correção do distúrbio para que a pessoa ganhe independência dos óculos de grau.
Todavia, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação ao processo cirúrgico e sua eficiência. Nós trouxemos algumas informações que vão te ajudar a entender se é uma solução com a qual contar para melhorar a sua visão.
O que é a Miopia?
A miopia é um distúrbio de refração, que faz com que o foco seja formado antes da retina, ocasionando uma visão sem nitidez quando os objetos estão distantes da pessoa míope.
Existem diferentes graus de miopia. Cada paciente deve ser avaliado por seu oftalmologista de confiança, para que possa usar óculos de grau para corrigir o problema ou optar pela cirurgia quando ela é indicada para aquele paciente em específico.
Uma vez que, não são todos os casos que podem ser corrigidos por meio da cirurgia de miopia. Ter a indicação correta faz a diferença no resultado obtido pós-operatório.
Quem pode fazer cirurgia de miopia?
É necessário ter mais de 21 anos e córnea na espessura adequada para que a cirurgia seja segura.
Alguns pacientes possuem a córnea naturalmente muito fina, o que faz com que a cirurgia seja contraindicada.
Pacientes que tenham dificuldade de cicatrização ou retina afetada por diabetes também acumulam contraindicações para o procedimento cirúrgico.
Portanto, somente ter miopia não é fator suficiente para que o procedimento seja indicado no seu caso, especificamente.
A cirurgia é realmente eficaz?
A cirurgia de miopia é realmente eficaz nos casos em que existe indicação da correção. Trata-se de um procedimento moderno, rápido e seguro para o paciente.
O maior receio de muitos pacientes é que ocorra reincidência do problema, voltando a depender de óculos de grau mesmo após a cirurgia.
Todavia, a cirurgia refrativa ajuda a eliminar a necessidade do uso de lentes corretivas na maior parte dos casos.
Após a recuperação, o paciente costuma ter um aumento na qualidade de sua visão, aspecto que faz com que tenha mais qualidade de vida.
Cada caso deve ser discutido com o médico de confiança, que irá analisar todas as questões individuais do paciente e orientar as melhores medidas a serem adotadas.
Afinal, cada corpo é único e reage de uma forma específica aos procedimentos. No entanto, a cirurgia é eficiente e gera satisfação para a maior parte das pessoas que possuem indicação de fazê-la e se recuperam rapidamente após o procedimento.
3 principais cirurgias de miopia
É importante destacar que existem diferentes métodos para a cirurgia refrativa, trouxemos os principais tipos para que conheça as diferenças:
1. PRK
É uma cirurgia que faz a raspagem da membrana que recobre o olho (epitélio da córnea). Na sequência, é feita uma aplicação de laser sobre a córnea.
O método é uma técnica mais antiga que aos poucos está caindo em desuso por causa da recuperação mais demorada para o paciente.
2. LASIK
O método LASIK é uma evolução da técnica anterior, onde não é preciso raspar a membrana. O médico faz apenas um pequeno corte na membrana, onde posteriormente o laser será aplicado para que a correção de miopia possa ser executada.
3. SMILE
A técnica mais moderna é a SMILE, que não utiliza nenhum tipo de corte ou raspagem. O cirurgião apenas faz a aplicação de laser através da membrana, para que possa corrigir a miopia.
Como é de se esperar, por não ter corte ou raspagem, o procedimento tem um pós-operatório mais suave.
O método de cirurgia é escolhido pelo médico oftalmologista com o intuito de obter o melhor resultado para a visão de cada paciente.
Se você sofre com miopia e busca um oftalmologista que possa acompanhar a questão, agende uma consulta.