logo oftalmo

Glaucoma: causas, sintomas e tratamento

Glaucoma: causas, sintomas e tratamento

Glaucoma: causas, sintomas e tratamento

O glaucoma é uma doença que afeta a visão e pode ser ocasionada ao longo da vida pela elevação da pressão intraocular.

Entender o que é glaucoma e a importância de se prevenir é fundamental, com o intuito de garantir que se possa identificar qualquer alteração precocemente e com isso, consiga evitar a perda de visão causada pela doença.

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesões no nervo óptico por causa do aumento da pressão intraocular.

Existem vários tipos de glaucoma, como o crônico simples ou de ângulo aberto. Também existem casos de glaucoma congênito que são mais raros. Além do glaucoma de ângulo fechado que é um aumento súbito da pressão intraocular.

Quais são as causas?

Algumas pessoas já nascem com glaucoma, muito embora seja algo raro. Em outros casos o glaucoma se manifesta em pessoas que têm predisposição genética.

Quem é predisposto, poderá apresentar a doença após passar por cirurgias nos olhos, usar medicações com corticóide ou depois de manifestar outras doenças como a uveíte, retinopatia diabética ou oclusão venosa.

Não há uma única causa que possa desencadear a doença. No entanto, é importante acompanhar de perto, fazendo um check-ups regulares com seu oftalmologista.

Sintomas do glaucoma

Um ponto muito importante de perceber é que inicialmente a doença não tem sintomas. A perda visual ocasionada pela doença só ocorre em fases mais avançadas do glaucoma.

Geralmente, a pessoa começa a perceber perda de visão periférica. Aos poucos, a doença estreita progressivamente o campo de visão. E sem tratamento, o paciente ficará cego.

De modo geral, o glaucoma é uma doença mais comum a partir dos 40 anos de idade. Todavia, pode acometer pessoas de todas as idades, dependendo do fator que provoca o aumento da pressão intraocular.

O ideal é que o paciente não aguarde ter sintomas para procurar seu oftalmologista de confiança. Sendo indicado realizar check-ups anuais, com o intuito de realizar diagnósticos precoces.

Tendo em vista que, o profissional fará o exame de fundo de olho, para avaliar o quadro de seu paciente.

Os pacientes negros tem maior propensão de desenvolver a doença, assim como os portadores de diabetes. Aqueles que possuem mais de 35 anos de idade também estão na faixa de risco. Portanto, são pessoas que não devem postergar o check-up.

Tratamentos do glaucoma

O glaucoma é uma doença com tratamento à base de colírios, que são usados conforme orientação médica, após avaliação do caso.

Em alguns casos os distúrbios visuais são causados por uma outra doença, como é o caso do diabetes descontrolado.

Nessas situações, a medicação oftalmológica é usada por prazo enquanto a doença que provocou o glaucoma é tratada. Ao conseguir estabilizar a doença que foi um gatilho para o glaucoma, é possível interromper o uso de medicação oftalmológica com segurança. Obviamente, após a avaliação de seu oftalmologista.

Já o glaucoma crônico é uma doença que exige uso de medicação a vida inteira. Uma vez que, não tem cura.

É possível recorrer a cirurgia para controlar o avanço da doença. No entanto, o método cirúrgico não elimina completamente a necessidade de continuar controlando a questão com medicação.

Cuide de sua visão

A ida regular ao oftalmologista é importante, principalmente como cuidado preventivo. Fazer o check-up anual a partir dos 35 anos é fundamental, visando que se possa evitar descobrir qualquer doença quando já está avançada.

As visitas regulares ao oftalmologista contribuem para que se possa evitar diferentes doenças, atuando preventivamente.

Afinal, é importante ter uma análise de sua saúde visual, com o intuito de prevenir não só o glaucoma, como também muitas outras doenças que podem acometer sua visão. Agende uma consulta e mantenha a regularidade de cuidados com sua saúde.