Cirurgia de Catarata
Cirurgia de Catarata
Uma das doenças oculares degenerativas mais comuns é a catarata. A catarata nos olhos nada mais é do que opacidades no cristalino dos olhos, que na maioria dos casos é transparente.
O resultado é que as pessoas que têm catarata, ao verem através de lentes opacas, têm uma visão turva e pouco nítida. Isso gera dificuldade em muitas tarefas diárias, desde ler até dirigir.
Estes aparecem progressivamente, lentamente, até chegar a um ponto em que seus sintomas os levam a deixar de usar óculos para aliviar alguns de seus sintomas para considerar a cirurgia de catarata. Esta cirurgia é segura, rápida e eficaz, consegue aliviar os efeitos da catarata nos olhos, mas você precisa saber de mais informações.
Sintomas de catarata nos olhos
Na maioria dos casos, as cataratas nos olhos surgem devido a fatores degenerativos, decorrentes do envelhecimento. As fibras da lente começam a se quebrar e gerar visão turva. Não é a única, pois essa degeneração também pode ser causada por causas genéticas.
De qualquer forma, os efeitos são os mesmos. A lente, localizada atrás da íris, é responsável por focalizar a luz e garantir que as imagens cheguem à retina com clareza. Portanto, os sintomas são progressivos. À medida que a catarata se desenvolve, a visão turva e a opacidade aumentam.
Geralmente ocorre em ambos os olhos, mas nem sempre na mesma velocidade, isso causa diferenças na visão que devem ser avaliadas no momento da operação.
Portanto, os principais sintomas de catarata nos olhos são os seguintes:
- Visão turva
- Sensibilidade à luz
- Aumento da dificuldade de visão noturna
- Necessidade de ajuda, como luz mais forte, ao fazer atividades como ler
- À medida que a catarata aumenta, a distorção da luz é maior e os sintomas da catarata são mais importantes e visíveis
- Como é o pós-operatório e quantos dias de recuperação?
Após a operação, alguns cuidados devem ser tomados, como não dirigir ou realizar atividades perigosas. Também é comum evitar se curvar ou levantar pesos nos próximos 5-7 dias. Também é importante durante o pós-operatório de catarata evitar esfregar os olhos nos primeiros dias. Nesses primeiros dias é comum sentir coceiras e pequenos desconfortos que costumam desaparecer após dois ou três dias.
O oftalmologista acompanhará o pós-operatório da catarata com visitas periódicas nas quais verificará se o olho está cicatrizando. Nesse momento pode-se indicar o uso de colírios para prevenir infecções, reduzir inflamações ou diminuir o cansaço visual.
Quais são os benefícios da cirurgia a laser para catarata?
Sua qualidade de vida melhora consideravelmente por não precisar de lentes de contato ou óculos. Para falar a verdade, você tem um risco maior de contrair infecções com as lentes do que na própria cirurgia.
Por outro lado, a cirurgia a laser é comprovadamente segura e eficaz. No entanto, e para garantir um resultado desejável, é importante escolher um cirurgião experiente e qualificado, com experiência comprovada na cirurgia a laser que vamos escolher.
O procedimento é rápido e geralmente indolor. O laser é guiado por um computador, o que significa que é muito preciso, alcançando assim resultados ótimos.
Com estes tratamentos é possível corrigir a maioria dos níveis de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Que possíveis complicações (riscos) podem ocorrer após a cirurgia de catarata?
Endoftalmite – uma patologia é uma inflamação dentro do olho devido a uma infecção ocular. É uma infecção muito rara.
Essa é a complicação mais temida e geralmente ocorre nos primeiros dias após a cirurgia de catarata. Ainda assim, pode ser curada por injeção de antibióticos e uso contínuo de anti-inflamatórios fortes.
Outras complicações possíveis após a cirurgia de catarata
Esses tipos de complicações após a cirurgia de catarata são mais frequentes, mas também menos perigosos para a visão:
- Hipertensão ocular (aumento da pressão dentro do olho)
- Edema macular (inchaço da parte central da retina)
- Inchaço pós-cirúrgico
Para evitar e diagnosticar todas essas complicações a tempo, seu oftalmologista recomenda que você faça visitas de acompanhamento após a cirurgia. Essas visitas de controle geralmente são feitas no dia seguinte, na semana seguinte e no mês seguinte à operação.
Se a qualquer momento você sentir dor intensa no olho, notar um olho vermelho e dolorido ou perda de visão no olho operado, é importante consultar seu oftalmologista com urgência.