Cirurgia de catarata pode ser refeita?

Cirurgia de catarata pode ser refeita?

Cirurgia de catarata pode ser refeita?

A cirurgia de catarata recupera a qualidade da visão, mas será que a cirurgia de catarata pode ser refeita? Muitas pessoas nutrem receio em relação a ter que fazer duas vezes a mesma cirurgia por não ter tido efetividade no procedimento inicial.
Por isso mesmo, trouxemos informações detalhadas sobre a cirurgia de catarata, para que possa identificar se ela poderá ser refeita caso exista necessidade e entender definitivamente o que é essa cirurgia.

Entenda o que é a cirurgia de catarata

Antes de mais nada, é preciso entender que a cirurgia é feita para colocar uma lente intraocular, visando corrigir a catarata.
A boa notícia é que essa lente tem vida útil centenária, o que significa que, após sua colocação, ela não precisa ser retirada para correções posteriores.

Portanto, após concluir a recuperação da cirurgia de catarata, o paciente não precisará ser submetido a um novo procedimento cirúrgico caso algo não ocorra exatamente como o esperado após a cirurgia.

O paciente deve seguir todas as orientações de recuperação, como evitar fazer esforços, não pegar calor nos olhos durante a recuperação e evitar o contato com poeira, areia e outras substâncias que possam cair nos olhos durante a recuperação.

 

Riscos e benefícios da cirurgia de catarata

Segundo a OMS no mundo cerca de 40 a 45 milhões de pessoas são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. E a catarata é responsável por 50% dos casos de cegueira no mundo.

Uma vez entendido que a cirurgia de catarata é definitiva e não há necessidade de passar por uma nova cirurgia após o procedimento inicial, é útil entender seus riscos e benefícios.

O principal benefício é, sem dúvidas, voltar a enxergar com perfeita nitidez. Além disso, a cirurgia é a única forma de voltar a enxergar corrigindo a catarata, substituindo a lente natural dos olhos por uma lente de alta qualidade artificial. Dessa forma, a catarata não vai voltar mais a ser um problema.

Em relação ao risco do procedimento, existem os riscos relacionados aos cuidados após a cirurgia não serem seguidos pelo paciente ocasionando complicações.

Bem como, o risco de infecção durante a cirurgia. E por último, o risco de ocorrer uma fibrose durante a cicatrização dos olhos após a cirurgia.

Entretanto, o risco de fibrose é perfeitamente contornável. Caso exista a fibrose, é possível fazer algumas sessões de laser com seu oftalmologista para corrigir o problema.

Garantindo assim, que a visão fique em ótimas condições após a completa recuperação. Que depende diretamente de o paciente seguir todas as orientações de seu médico.

A cirurgia de catarata evoluiu muito nos últimos anos

Com um grande questionamento sobre se a cirurgia de catarata pode ser refeita, um ponto importante de ser levantado para tranquilizar os pacientes, é que a cirurgia de catarata vem evoluindo muito nos últimos anos.
Não só no avanço da qualidade das lentes que são usadas, que se tornaram cada vez mais finas e eficientes, como também, em relação ao procedimento em si.

O corte se tornou cada vez menor e menos invasivo, para que a recuperação após a cirurgia seja a melhor possível, garantindo um processo com o menor desconforto possível para o paciente.

É necessário fazer o acompanhamento

Após a cirurgia de catarata, é comum que por estar enxergando bem o paciente comece a negligenciar o acompanhamento e esse equívoco pode comprometer o sucesso do procedimento.
É preciso seguir todas as orientações médicas, bem como, comparecer em suas consultas pós-operatórias para que possa ser avaliado.

Tendo como objetivo que o procedimento seja um sucesso total, alcançando a excelência em sua visão.
Afinal, alguns ajustes podem ser necessários fazendo sessões de laser para garantir que tenha a melhor recuperação pós-operatória possível.

Agende sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas sobre catarata junto ao seu médico de confiança, para que possa fazer o procedimento com tranquilidade por saber exatamente o que esperar.