Exames oftalmológicos: quais são os mais importantes de fazer?
Exames oftalmológicos: quais são os mais importantes de fazer?
Fazer os exames oftalmológicos periodicamente é importantíssimo para que se tenha uma ação preventiva de proteção de sua visão.
Todavia, é natural não saber quais são os exames oftalmológicos importantes para manter a rotina preventiva. E é justamente sobre isso que iremos esclarecer dúvidas para te ajudar a partir de agora, confira.
O que são exames oftalmológicos?
São exames que possuem como objetivo avaliar a saúde ocular e atuar de forma preventiva, para que o paciente tenha qualidade de visão.
Normalmente são exames simples, feitos no consultório para que o médico consiga avaliar o paciente e orientar os melhores cuidados.
Realizar exames oftalmológicos regularmente é algo fundamental, para que possa garantir ações preventivas e que auxiliam a manter a saúde em dia.
6 principais exames oftalmológicos para fazer?
Existem muitos exames que podem ser feitos para atuar de maneira preventiva. Todavia, nós trouxemos os 6 principais, que são parte da rotina de cuidados de quem visita regularmente seu médico oftalmologista, confira a seguir:
1. Exame de refração
O exame de refração é parte fundamental para que se possa identificar se o paciente enxerga como deveria ou se precisa utilizar óculos de grau.
2. Mapeamento de retina
O mapeamento de retina é um exame que consegue identificar detalhes sobre o nervo óptico, o vítreo, vasos sanguíneos e é bastante detalhado.
Geralmente ele serve como exame complementar, que analisa casos de descolamento de retina, catarata, tumores, má formação ocular e glaucoma. Portanto,
3. Tonometria
A tonometria é um exame muito importante, que mede a pressão interna do olho. Geralmente o exame só é indicado para pacientes que possuem alguma suspeita de glaucoma, que são diabéticos ou que estão sob suspeita de tumores.
4. Gonioscopia
Trata-se de um importante exame de acompanhamento e diagnóstico, que permite identificar cistos ou glaucoma.
O exame faz a avaliação da região anterior dos olhos, ou seja, avalia a área onde a córnea e a íris se encontram. Para tal, o paciente recebe a aplicação de um colírio, visando que a experiência não ofereça nenhum tipo de incômodo ou desconforto.
5. Fundoscopia
Trata-se de um exame que avalia as condições da retina, com o intuito de fazer uma avaliação para prevenir doenças que podem ocasionar cegueira.
O exame é frequentemente confundido com o mapeamento da retina. Todavia, a fundoscopia avalia apenas a região mais central da retina, enquanto o mapeamento é um exame mais completo.
6. Topografia de córnea
Trata-se de um exame que não causa nenhum desconforto e que avalia a curvatura da córnea. Dessa forma, é indicado para aqueles pacientes que vão realizar algum procedimento cirúrgico ou que estão se adaptando ao uso de lentes de contato.
Por que cuidar da saúde dos olhos?
Assim como a saúde física como um todo, é preciso cuidar da saúde dos olhos preventivamente, com o intuito de garantir que a visão seja preservada com o passar dos anos.
Muitas doenças são silenciosas e podem ser precocemente diagnosticadas, como o glaucoma. Portanto, é indispensável manter sua ida regular ao oftalmologista, com o intuito de fazer um diagnóstico assertivo e garantir acompanhamento de qualidade.
Cada exame oftalmológico é solicitado de acordo com as necessidades do paciente. Por isso, o médico considera o relato, sintomas do paciente, idade, histórico de saúde para que possa solicitar apenas os exames pertinentes.
Conclusão
Quando foi seu último check-up oftalmológico? Aproveite que agora já conhece mais sobre exames que ajudam na prevenção e agende sua consulta.
Manter as idas regulares ao oftalmologista é fundamental para que possa ter acompanhamento eficaz. Uma vez que, é de extrema importância cuidar de sua saúde visual.