Quando procurar um oftalmologista?
Quando procurar um oftalmologista?
Se você está se perguntando quando procurar um oftalmologista, é provável que a resposta seja “em breve”. Se você está tendo problemas com seus olhos, sejam eles relacionados à visão ou algum desconforto nos olhos, um oftalmologista pode garantir que sua saúde ocular esteja em boas mãos, fornecendo cuidados práticos sobre a saúde ocular diária e o diagnóstico de doenças oculares e também a possibilidade de cirurgias, como a cirurgia de catarata.
A doença ocular é muitas vezes difícil de detectar sem exames com seu oftalmologista. Como os sintomas de doenças graves podem se apresentar como pequenos incômodos e irritações, as pessoas muitas vezes esperam até que as doenças estejam avançadas para procurar tratamento. Coisas como vermelhidão e olho seco, caso persistam por um período de tempo significativo, devem ser examinadas por um oftalmologista imediatamente, pois são a melhores chances que você tem de diagnosticar uma doença ocular em estágio inicial.
Quando devo procurar um oftalmologista?
Antes de saber quando procurar um oftalmologista, você deve saber por que deve consultar um oftalmologista. A maioria dos pacientes não sabe a diferença entre um optometrista e um oftalmologista e não tem certeza de qual especialista deve marcar uma consulta.
Qual a diferença entre um optometrista e um oftalmologista?
Os optometristas são licenciados para realizar exames oftalmológicos e testes de visão. Eles podem prescrever lentes corretivas e lentes de contato e prescrever alguns medicamentos.
Oftalmologistas são médicos que também são licenciados para realizar exames oftalmológicos e prescrever lentes e medicamentos. A diferença é que os oftalmologistas são licenciados para realizar cirurgias oculares e são especializados em doenças oculares e técnicas cirúrgicas específicas.
Você não iria procurar um oftalmologista para agendar um check-up de rotina, mas se estiver preocupado com a saúde dos seus olhos ou tiver um histórico de problemas de visão, provavelmente deveria fazer uma visita. Busque uma clínica oftalmológica de referencia em Sorocaba, como o Instituto da Visão!
Sinais de que você deve consultar um oftalmologista.
Se você está passando por mudanças em sua visão: Problemas de visão podem significar uma série de coisas, desde doenças oculares graves até a necessidade de uma simples atualização de receita. A visão embaçada repentina pode ser um sinal de catarata, degeneração macular ou doenças da retina, e ver moscas podem ser um sinal de descolamento da retina. Os sintomas podem significar que você precisa de novos colírios ou que precisa de cirurgia. Só um oftalmologista poderá lhe dizer com certeza.
Se você está experimentando irritação excessiva: Tanto a secura quanto a vermelhidão são sintomas comuns que podem indicar problemas incomuns. Se seus olhos estiverem vermelhos ou se você tiver olhos secos à noite e os colírios de venda livre não estiverem proporcionando nenhum alívio, você deve consultar um oftalmologista. Em casos extremos, a secura excessiva pode causar arranhões na córnea e resultar em danos permanentes à sua visão.
Se você está sentindo dor ou pressão: A dor contínua geralmente é um mau sinal para a saúde ocular. Algo tão inócuo quanto a pressão nos olhos, que muitas vezes é atribuída à pressão sinusal, pode ser um sinal de avanço do glaucoma. Se você sentir dor, dores de cabeça ou pressão ocular, consulte um oftalmologista o mais rápido possível.
Infecções, diabetes, lesões: A lista de razões para consultar um oftalmologista é longa. Esses são alguns motivos mais comuns que não estão relacionados aos sintomas do dia a dia.
Os diabéticos devem procurar um oftalmologista regularmente para garantir que o alto nível de açúcar no sangue não cause perda de visão.
Qualquer pessoa que tenha ou tenha tido uma infecção ocular deve consultar um oftalmologista para garantir que a infecção não resulte em complicações graves.
Qualquer pessoa que tenha sofrido uma lesão ocular não emergencial deve consultar seu oftalmologista. Sejam detritos físicos ou contaminação química, os oftalmologistas podem ajudar a tratar danos resultantes de lesões.