Sensação de areia nos olhos: causas e quando procurar um oftalmologista
Sensação de areia nos olhos: causas e quando procurar um oftalmologista
A sensação de areia nos olhos é um incômodo significativo. Ao identificar esse problema é importante procurar ajuda especializada.
De modo que, seja possível identificar a causa do desconforto e tratar. Tendo em vista que, a sensação de areia nos olhos pode ser causada por inúmeros fatores.
Nós trouxemos mais informações para que saiba quando procurar ajuda e o que pode causar esse incômodo nos olhos.
Como é a sensação de areia nos olhos?
A sensação de areia nos olhos é relatada como se tivesse algum corpo estranho no olho. Geralmente, a pessoa procura lavar os olhos, mas isso não é suficiente para trazer conforto.
Essa sensação pode estar relacionada a uma série de doenças, o que gera a necessidade de se atentar ao desconforto.
Quando se tem a sensação de areia nos olhos por muitas horas, é preciso procurar ajuda de um oftalmologista, com o intuito de avaliar o quadro geral para fechar um diagnóstico e iniciar o melhor tratamento.
Um ponto muito importante em relação ao desconforto é que o paciente nunca deve coçar os olhos. Afinal, é normal ter o impulso de coçar a região na tentativa de aliviar o desconforto.
Contudo, coçar os olhos nunca é saudável ou recomendado, principalmente quando há uma conjuntivite ou reação alérgica.
A conduta indicada é lavar a região com água corrente de forma abundante e observar se o desconforto melhora. Caso o problema se mantenha, é preciso procurar ajuda de um oftalmologista.
Quais as principais causas da sensação de areia nos olhos?
Existem vários fatores que podem ser causadores da sensação de areia nos olhos, compreenda quais são:
- Reação alérgica;
- Fumaça;
- Uso prolongado de lentes de contato;
- Menopausa;
- Infecção viral ou bacteriana;
- Exposição prolongada ao ambiente empoeirado;
- Terçol;
- Conjuntivite;
- Uso prolongado de telas.
Por isso, o profissional de saúde sempre avalia quando foi o momento em que o paciente começou a sentir o desconforto e uma série de outros fatores para fechar o diagnóstico. Afinal, são múltiplos fatores que podem gerar o sintoma indesejado.
Como é feito o diagnóstico e qual o tratamento?
Ao sentir a sensação de areia nos olhos, o indicado é lavar a região e se o desconforto não passar é preciso procurar um médico.
Na consulta com o oftalmologista relate todos os desconfortos percebidos e quando iniciou. De modo que, o profissional possa te examinar e avaliar o conjunto de sintomas para fechar o diagnóstico.
Após o diagnóstico o tratamento será proposto de acordo com o problema identificado. O tratamento de conjuntivite, por exemplo, é diferente do tratamento proposto para quem está com irritação nos olhos provocada pelo uso excessivo de lente de contato.
Em alguns casos o paciente precisará fazer descanso, em outros é recomendado o uso de colírios e em alguns casos o consumo de medicação oral.
Cada caso é único, o que demanda um tratamento personalizado. Por isso é tão importante se submeter à avaliação médica, para que o profissional possa orientar seu tratamento.
Conclusão
A sensação de areia nos olhos provoca um desconforto significativo e impacta na qualidade de vida.
Ao identificar o problema é importante procurar ajuda especializada, para que possa ter atendimento médico e consiga recuperar a sua saúde visual.
Caso esteja com desconforto provocado pela sensação de areia nos olhos procure o Instituto da Visão em Sorocaba e agende uma consulta.
Nossos profissionais poderão identificar qual é o problema que desencadeou o desconforto, proporcionando o melhor tratamento.
Fazendo a intervenção no momento adequado é possível recuperar o conforto visual, evitando que qualquer enfermidade se agrave. Tenha especialistas cuidando de sua saúde visual.