Cirurgia refrativa: o que é e quando é indicada

Cirurgia refrativa: o que é e quando é indicada

Cirurgia refrativa: o que é e quando é indicada

A cirurgia refrativa é uma opção interessante para quem busca eliminar o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Uma vez que, é um procedimento corretivo, contribuindo para que seja possível enxergar sem a dependência de lentes.

Com diferentes técnicas cirúrgicas, o método tem como objetivo corrigir vícios de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Nós trouxemos mais informações para te ajudar a entender a cirurgia.

O que é cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é uma cirurgia oftalmológica que visa corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. O médico efetua a cirurgia com o objetivo de alterar a curvatura da córnea, com o intuito de remodelar o formato para corrigir os principais erros de refração.

O procedimento pode ser feito com a técnica cirúrgica PRK ou Lasik, com o intuito de promover uma correção adequada da córnea.

O que a cirurgia refrativa corrige?

A cirurgia corrige a córnea, remodelando seu formato. E é justamente por isso que o método é capaz de corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Uma vez que, são problemas refrativos, ocasionados por causa do formato da córnea. Ao corrigir cirurgicamente o problema de visão é sanado, podendo dar ao paciente a independência de uso de óculos ou lentes de contato.

Quais são os benefícios da cirurgia?

São inúmeros os benefícios da cirurgia refrativa para o cotidiano do paciente, como:

1.   Procedimento simples e seguro

A cirurgia é rápida, segura e vantajosa para o paciente. A duração é abaixo de 5 minutos, o desconforto é mínimo e o paciente tem excelentes resultados após o procedimento.

2.   Recuperação rápida

A recuperação do procedimento cirúrgico é muito rápida, por ser um procedimento minimamente invasivo. O que faz com que o paciente possa voltar a ter sua vida normal em poucos dias após o procedimento. É importante observar que o paciente precisa seguir as orientações de seu cirurgião, para que a recuperação seja conforme o esperado.

3.   Melhora da vida social

Já pensou ir para a praia, piscina e enxergar tudo nitidamente? Por te ajudar a enxergar os detalhes da vida sem uso de óculos ou lente de contato, a cirurgia refrativa melhora a vida social e a qualidade de sua rotina como um todo.

Quando a cirurgia refrativa é indicada?

A cirurgia refrativa é indicada para pacientes que desejam eliminar o uso dos óculos de grau ou lentes de contato. Dessa forma, a correção poderá promover uma série de benefícios ao paciente.

No entanto, existem regras que precisam ser respeitadas para que o paciente possa ter bons resultados: é preciso ter mais de 18 anos, ter o grau já estabilizado e ter olhos saudáveis.

O médico oftalmologista recomendará uma série de exames, com o intuito de garantir que o paciente tem condições de se submeter à cirurgia e aproveitar seus benefícios.

Além disso, o médico avaliará se o paciente não sobre como doenças como ceratocone ou outro problema que represente um risco ao tratamento sugerido.

Tendo em vista que, algumas condições inviabilizam a execução da cirurgia. Portanto, é indispensável que o paciente passe por uma avaliação completa, com o intuito de que seu médico possa efetivamente observar suas condições de saúde e identificar se a cirurgia será eficiente para o caso daquele paciente especificamente.

Faça um acompanhamento para a cirurgia refrativa

Quem almeja fazer a cirurgia refrativa deverá passar por um acompanhamento com o cirurgião, visando identificar se o grau de seus óculos ou lentes está estabilizado e a saúde oftalmológica em dia, para que possa ser submetido ao procedimento.

Agende sua consulta e dê início ao processo para que possa usufruir de toda a qualidade de vida que a cirurgia refrativa poderá te proporcionar no dia a dia.